
O que é e qual a importância da alfabetização de dados...
Categorias relacionadas

Os dados são um dos principais ativos das organizações, por isso, é fundamental garantir que as equipes de trabalho saibam como geri-los de modo eficiente.
Neste sentido, a organização deve investir em ações que promovam a alfabetização de dados - Data Literacy - e incentive a adoção de uma cultura data driven. Mas, afinal, por que alfabetizar e garantir uma administração fundamentada em dados?
Os dados permitem conhecer o histórico e a evolução de uma empresa de maneira extremamente confiável e real, descobrir os interesses e preferências dos clientes e ter acesso a outras informações importantes para o desenvolvimento do negócio.
Embora o manejo e análise sejam essenciais para uma correta administração das empresas modernas, muitos profissionais ainda não desenvolveram tais habilidades ou acham que esses afazeres devem ser atribuídos aos especialistas.
Por certo, a pesquisa “The Human Impact of Data Literacy” realizada pela Accenture revelou que 87% dos entrevistados consideram os dados como ativos de grande valor, porém somente 25% acredita estar preparado para utilizá-los e apenas 21% confia nas suas habilidades de conhecimento de dados.
Diante dessa situação, a necessidade de conhecer mais detalhes sobre a prática de alfabetização de dados nas empresas é iminente.
Acha que adotar essa metodologia pode ser uma excelente alternativa para a sua organização e para o desenvolvimento dos negócios?
Então, aproveite que você está navegando no artigo e leia o conteúdo até o final. Aqui, você vai encontrar informações de alto valor acerca deste assunto!
Conhecendo a alfabetização de dados
O crescimento do uso de Big Data fez que muitas empresas entendessem que, mais do que contar com um elevado volume de dados, é imprescindível analisá-los com sabedoria, cuidado e muito conhecimento.
A propósito, a capacidade de entender e integrar esses dados favorece a otimização da tomada de decisões corporativas.
Isto é, para obter melhores resultados, a empresa moderna deve ser capaz de aprender e utilizar “o idioma dos dados” nas inúmeras atividades do seu cotidiano tendo como principal finalidade agregar mais valor ao negócio.
No entanto, como é possível aprender essa nova linguagem e aproveitar a avalanche de dados que circula na empresa?
A resposta é: por meio da alfabetização de dados que nada mais é do que a capacidade de ler, trabalhar, analisar e entender os dados que circulam na empresa. Data Literacy.
Uma linguagem corporativa usada para administrar os dados mantendo uma perspectiva crítica no intuito de conhecer a realidade da empresa.
Considerando a sua essência, percebe-se que é uma metodologia de trabalho que demanda não somente o desenvolvimento de habilidades digitais, como também uma visão analítica para alcançar os resultados ideais de acordo com os interesses da empresa.
Portanto, podemos considerar a Data Literacy como uma digital skill essencial para os diversos setores organizacionais, uma vez que, ao desenvolvê-la, é possível transformar os dados em valiosas informações e tendências.
Por certo, isto acontece porque através desta metodologia pode-se reconhecer a ocorrência de padrões e antecipar possíveis soluções. Magnífico, não é verdade?
Importância da alfabetização de dados para as empresas
A Data Literacy é uma metodologia que, ao ser colocada em prática, permite a diferenciação das empresas em um ambiente cada vez mais competitivo.
A organização, através dos dados e da sua correta interpretação, alcança independência e consegue se aproximar das tendências e das práticas vanguardistas, inovadoras, além de reconhecer deficiências na sua estrutura e na dinâmica de trabalho.
Perante este contexto, a função mais importante da alfabetização de dados é buscar, tratar e interpretar os dados para que estas cifras deixem de ser números isolados e sugiram oportunidades de desenvolvimento e crescimento para os negócios.
Boas práticas na alfabetização de dados: Alcançando a cultura Data Driven
Após entender a necessidade de incluir Data Literacy no cotidiano corporativo, é possível que queira descobrir como aplicá-la ao ponto de modificar a cultura empresarial e torná-la Data Driven, isto é, fundamentada na gestão de dados.
Entender o que os dados querem dizer inclui:
- Ler os dados para entender o que representam;
- Armazená-los e geri-los considerando o seu ciclo de vida;
- Analisá-los com a finalidade de compará-los aplicando diferentes metodologias de cálculo e verificação; e,
- Finalmente, relacioná-los, organizando-os em uma sequência narrativa que possibilite apresentá-los ao grupo de trabalho e compartilhá-los junto aos resultados obtidos e possíveis soluções aos desafios organizacionais.
Portanto, para alcançar um excelente nível de alfabetização na sua empresa, é essencial priorizar a formação e o desenvolvimento da sua equipe por meio da realização de cursos e capacitações.
Além disso, é fundamental garantir que as pessoas tenham acesso a ferramentas que possibilitem a correta análise, interpretação e integração dos dados.
Isto quer dizer que a promoção da cultura Data Driven requer o binômio conhecimento/tecnologia. Mas, afinal, quais são as regras de uma empresa orientada aos dados?
- Adote uma postura observadora deixando de lado a intuição. Por isso, é imprescindível contar com dados disponíveis, completos e verificados, uma vez que são mais confiáveis e seguros;
- Priorize o senso crítico selecionando dados que realmente possam ser interessantes para a tomada de uma decisão específica; e,
- Valorize a governança dos dados, isto é um ponto de referência extremamente relevante. Desta forma, é necessário compreendê-la como uma forma de contrato social entre todos os usuários, independentemente das etapas da cadeia de dados.
Deste modo, ao incorporar uma cultura empresarial Data Driven, em primeiro lugar, é preciso identificar os obstáculos relacionados ao uso de dados na organização.
Posteriormente, o gestor deve estabelecer sessões de formação em torno a alfabetização de dados com a finalidade de desenvolver as habilidades demandadas para a correta adoção e interpretação desses dados.
Por último, é preciso incentivar uma mudança no comportamento que coloque os dados corporativos no centro da tomada de decisão e do processo de desenvolvimento da empresa no mercado.
E você, acha que a alfabetização de dados muda o rumo dos resultados organizacionais?
Estamos super interessados em saber a sua opinião! Envie-nos agora mesmo a sua resposta pelo campo de comentários.