Business Intelligence no Marketing: Será que vale a pena
Categorias relacionadas
Business Intelligence no Marketing: Será que vale a pena?
Confira agora o conteúdo: Business Intelligence no Marketing: Será que vale a pena?
Perante o avanço da tecnologia e o crescente fluxo de informações, é essencial contar com estratégia de marketing aberta a mudanças e perfeitamente alinhada com as novas tendências de mercado.
Dentre as inovações mais relevantes para alavancar os resultados deste setor, destacamos os recursos de Business Intelligence, especialmente em virtude da sua eficiência.
Mas afinal, qual a importância de incluir ferramentas de Business Intelligence no marketing corporativo?
Continue lendo o nosso post e descubra informações valiosas sobre o papel deste ícone da transformação digital no planejamento e execução de estratégias mercadológicas muito mais assertivas e funcionais.
Importância do Business Intelligence no setor de Marketing
Atualmente, os dados são um dos principais ativos das organizações, visto que fundamentam a tomada de decisão e promovem o desenvolvimento de processos internos mais eficazes e condizentes com a realidade do negócio.
De fato, contar com recursos que viabilizem rápida captação, análise integrativa e bem estruturada dos dados da empresa tem se posicionado como diferencial competitivo.
Perante este contexto, destacamos a eficiência das soluções de Business Intelligence. As ferramentas modernas que proporcionam elementos visuais à correta captação de dados têm ganhado cada vez mais espaço nas organizações, pois tanto aceleram uma série de processos como melhoram a qualidade das ações de marketing.
Basicamente, os recursos de BI no campo mercadológico permitem que os profissionais ampliem o seu campo de visão, enxergando dados que muitas vezes são negligenciados, seja pela dificuldade em acessá-los ou por questões técnicas.
Quando usamos ferramentas de BI no marketing, aumentamos a probabilidade de oferecer os produtos e/ou serviços que chamem a atenção do público-alvo e promovam a otimização da lucratividade corporativa.
Neste sentido, destacamos que, um negócio que conhece o perfil de público que atente e consegue alinhar as suas estratégias de vendas e marketing de acordo com as suas demandas emergentes, potencializa a sua capacidade de atender aos seus clientes de forma satisfatória. Consequentemente, agrega valor às soluções que comercializa e sobe posições no mercado.
Além de proporcionar dados relacionados ao perfil e comportamento do consumidor, as ferramentas de BI permitem interpretar e validar os feedbacks dos clientes para logo:
- Transformar esses insights em estratégias de comunicação e vendas
- Elaborar produtos ou serviços que atendam as expectativas, exigências e necessidades do público
- Considerar as informações dos relatórios para reestruturar os procedimentos do setor.
5 razões para usar as ferramentas de BI na sua estratégia de marketing
Se ao ler até aqui, você ainda não tem certeza sobre a relevância do Business Intelligence para o marketing, recomendamos que, a seguir, confira a lista com os 5 principais motivos pelos quais a sua empresa precisa dar outro passo rumo à transformação digital integrando estas soluções:
#01 Otimizar a administração de custos
Quando baseamos a tomada de decisão em dados confiáveis e seguros, podemos enxugar, reformular ou ampliar a linha de produtos ou rol de serviços utilizando os recursos internos da melhor forma possível. Como resultado da maximização do aproveitamento dos insumos, reduzimos os custos de produção ou operacionais.
#02 Descobrir tendências de mercado
Conhecer os dados de clientes e considerar os seus feedbacks é vital para planejar os próximos passos da empresa em termos estratégicos e mercadológicos.
Por certo, estas ações futuras precisam considerar tanto as perspectivas dos clientes quanto as tendências inerentes à tecnologia, informação e novidades no segmento.
As ferramentas de BI proporcionam indicadores extremamente relevantes para a identificação de padrões e movimentos do público e do mercado.
#03 Aprimorar estratégias e ações de marketing
Considerando os aspectos que mencionamos anteriormente, conhecer, integrar e analisar grande quantidade de dados contando com ferramentas de BI ampliam as oportunidades de negócios.
Isto ocorre porque as empresas podem atualizar as suas estratégias de acordo com as exigências do público e do setor evitando cair no esquecimento e perder posições no mercado.
#04 Melhorar a gestão de estoque
Ao saber exatamente o que o público procura, a empresa pode orientar os processos produtivos e operacionais em prol do atendimento dessas necessidades ocupando o seu estoque com produtos que garantam ótimo giro e aumentem a lucratividade do negócio.
#05 Identificar o movimento da concorrência
A maior parte das soluções de BI com foco no marketing permitem visualizar dados acerca da posição do negócio perante os outros players de mercado.
De fato, conferir o desempenho da concorrência analisando as suas estratégias e verificando a possibilidade de incorporá-las adaptando os seus pontos chaves a realidade do seu negócio é uma medida muito inteligente. No marketing, esta estratégia é chamada de Benchmarking.
Inclusive, considerar os passos da concorrência pode proporcionar informações valiosas sobre a sua estratégia de comunicação, uso das redes sociais, desenvolvimento de mercado e outros dados vitais para a atualização das ações corporativas.
Como pode perceber, as soluções de BI são robustas ferramentas a favor do crescimento corporativo, visto que permitem otimizar o setor de marketing redefinindo objetivos, traçando novos planos ou reformulando aqueles que não entregam os resultados esperados e aumentando a capacidade de gerar receita.
Por certo, quando consideramos informações retiradas de diversas fontes, corremos o risco de tomar decisões precipitadas e/ou deixar de lado aspectos que aparentemente não fazem sentido de maneira individual.
Ao adotar as ferramentas de BI no marketing, reduzimos as incertezas e transformamos querys longas em dados relevantes sobre os pontos fortes e fracos corporativos incrementando assim, a qualidade da tomada de decisão e a estruturação de medidas estratégicas mais eficientes.
Portanto, se você deseja melhorar a qualidade dos processos do setor de marketing considerando informações seguras, integradas e que possam agregar valor ao negócio, recomendamos que reflita sobre a possibilidade de recorrer as ferramentas de BI disponíveis no mercado.
Achou o nosso conteúdo superinteressante, porém ficou com dúvidas sobre alguns pontos? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! Envie agora mesmo a sua pergunta completando o nosso formulário de contato.
Gostaria de aprender mais sobre os assuntos: Business Intelligence – BI, Automação Robótica de Processos – RPA e IBM Planning Analytics - TM1.