Conheça o Data Storytelling: A metodologia que une dados e histórias
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Quem trabalha com Big Data sabe, lidar com a grande quantidade de dados circulantes é um verdadeiro desafio. Gráficos, relatórios, planilhas... são ferramentas importantíssimas para entender o que esses dados significam quando inseridos dentro do contexto organizacional.
Contudo, existe um jeito muito mais fácil, agradável e convincente de falar a respeito de indicadores e outros insights corporativos: Data Storytelling.
De fato, esta técnica não substitui as outras ferramentas, no entanto, ela permite que na prática -na hora de conversar com os colaboradores, por exemplo - você consiga obter um grau mais alto de entendimento a respeito desses insights favorecendo assim, a produtividade e a rentabilidade.
No que tange ao conceito de Data Storytelling, é o processo através do qual é possível comunicar a informação ou os resultados de estudos/pesquisas acerca de um determinado conjunto de dados por meio de uma narração com impacto visual.
Desta forma, podemos dizer que a metodologia inclui 3 elementos fundamentais: dados, imagens e narrativa.
Você já ouviu falar sobre esta metodologia? Está curioso para descobrir como ela pode te ajudar a mudar os processos e a rotina do seu negócio? Então, fique conosco e leia este artigo até o final!
Entenda o que é Data Storytelling
De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, a análise estatística, assim como a capacidade de realizar o tratamento de dados, são habilidades extremamente importantes para as empresas, por isso aparecem em segundo lugar na lista das competências mais desejadas pelos recrutadores.
A importância destas habilidades é justificada pelo fato das decisões corporativas serem fortemente embasadas na correta apresentação de dados. Outro ponto que fundamenta a sua relevância, é que apenas 5% do público participante de uma apresentação costuma lembrar dos dados estatísticos citadas.
Seguindo esta linha, Stephen Few aponta que os números têm uma importante história para contar, porém dar-lhes uma voz clara e convincente depende de você.
Por certo, uma das formas mais efetivas de aproveitar ao máximo os insights oferecidos por essa informação circulante e dar voz aos dados é utilizando o Data Storytelling, conceito que se define como a combinação de dois mundos: dados corporativos e comunicação humana.
Em poucas palavras, a técnica consta da criação de uma narrativa baseada em dados convincentes e atrativos visando que tanto o público quanto o apresentador possam enriquecer o seu trabalho mediante a compreensão aprofundada dos dados.
Geralmente, esta é uma das técnicas mais usadas pelos analistas e cientistas de dados, visto que o profissional consegue explicar a sua linha de pensamento para outras pessoas, independentemente do grau de know-how na área.
Data Storytelling: Todos os elementos importam!
O principal objetivo do Data Storytelling é fazer que uma apresentação entediante se transforme em uma história cativante e atrativa, mas para que isso aconteça é preciso saber como trabalhar os seus componentes.
Esse assunto é tão relevante que virou foco de um interessantíssimo artigo da revista Forbes!
Lembra que na introdução mencionamos que o Data Storytelling é composto por 3 elementos? Dados, imagens e narrativa?
Muitas vezes, trabalhamos muito bem duas dimensões e acabamos esquecendo de prestar atenção no terceiro elo do sistema. Isso acontece por diversas razões como excesso de trabalho, foco reduzido ou simplesmente pelo fato de não dominarmos a técnica.
Veja o que acontece quando focamos em apenas 2 pontos:
1. Narrativa e Dados
Quando você combina esses dois elementos, você foca na explicação -”explain”- dos dados. Podemos explicar o que aconteceu e por que um determinado insight pode ser importante. Neste caso, precisamos do contexto para otimizar o entendimento das conclusões.
2. Visualização e Dados
O resultado da união dessas duas dimensões resulta na “enlighten”, traduzida ao português como iluminar. Ao adicionar uma visualização aos dados, podemos iluminar o nosso público com os insights que poderiam não ser captados ao utilizar outra metodologia.
3. Narrativa e Visualização
Quando a narrativa é trabalhada usando a visualização obtemos engagement. Isto é, esta é a combinação perfeita para obter a atenção da audiência e cativar o público e gerar engajamento.
Agora, perceba o que acontece quando unimos os 3 elos corretamente e prestamos atenção nestas dimensões:
4. Visualização, dados e narrativa
Quando trabalhamos todos os elementos da mesma forma, estamos aplicando o Data Storytelling. A adoção desta metodologia permite explicar uma determinada situação, ajudar o público a entendê-la da melhor forma possível e ainda contribui para um ótimo nível de engajamento dessa audiência, uma vez que as pessoas se sentem mais confortáveis e ficam mais receptivas às novas informações.
Como pode perceber, aplicar o método pode ser uma excelente alternativa para apresentar dados de uma forma mais amena e assertiva.
Mas, se você ainda tem certas dúvidas a respeito do Data Storytelling, vamos adicionar 4 motivos pelos quais você deve investir nesta técnica:
I. As histórias são ótimas ferramentas para simplificar um mundo complexo, cheio de números, equações e gráficos.
II. Para inspirar a mudança, precisamos que as pessoas entendam a mensagem e “comprem a ideia”. De fato, nada mais efetivo que criar uma história fundamentada em informações confiáveis e seguras para conquistar a sua audiência.
III. É uma breve representação da análise de dados, portanto, é possível apresentar um avantajado fluxo de informações em um tempo reduzido e assim, facilitar o entendimento e a compreensão dos fatos.
IV. Ajuda na divulgação dos resultados ao expressar facilmente atividades analíticas em histórias.
Desta maneira, percebe-se que o Data Storytelling influi positivamente na memorização, na persuasão e no comprometimento do público com os resultados e insight obtidos pelo cientista/ analista.
Quando aplicamos o Data Storytelling da maneira correta, podemos melhorar a comunicação entre os grupos de trabalho de uma empresa, uma vez que possibilita transmitir as metas e objetivos de forma clara.
Por certo, para obter bons resultados, é essencial que o apresentador desenvolva a sua habilidade de comunicação e a sua capacidade de interpretar dados.
Além disso, a metodologia é uma poderosa ferramenta para potencializar o relacionamento com os seus clientes. Inclusive, quando o objetivo é informar o público meta acerca de insights e resultados, as redes sociais são recursos indispensáveis para a divulgação dessas histórias, visto que a maior parte das pessoas está presente nessas plataformas.
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