Conheça o poder da hiperautomação para as empresas
Categorias relacionadas
Conheça o poder da hiperautomação para as empresas!
O termo hiperautomação surgiu em outubro de 2019 ocupando o primeiro lugar na lista das 10 tendências tecnológicas estratégicas para o ano seguinte. Desde então, a combinação de diversas tecnologias em prol de automação mais eficiente e inteligente tem conquistado cada vez mais espaço no âmbito corporativo.
De fato, estamos falando de um conjunto robusto de ferramentas digitais com potencial suficiente para transformar digitalmente as organizações de quase todos os setores.
No que concerne à expansão da tecnologia, de acordo com pesquisa feita pela Gartner, espera-se que o mercado que viabiliza a hiperautomação alcance os 600 milhões de dólares em 2022.
Essa perspectiva fantástica é fruto das necessidades de transformação digital e de automação de TI. Quer saber mais detalhes sobre o universo da hiperautomação?
Então, continue lendo o nosso artigo para descobrir o conceito, as suas principais tecnologias e os diversos benefícios.
Fique de olho!
O que é hiperautomação?
A hiperautomação consiste no uso de tecnologias avançadas como Automação Robótica de Processos (RPA), Aprendizagem de máquina (ML) e Inteligência Artificial (IA) para automatizar uma série de tarefas corporativas que antes eram realizadas manualmente pelos colaboradores.
É importante salientar que a hiperautomação não está destinada a substituir totalmente a atividade humana, devendo, assim, ser considerada como estratégia que viabiliza a redução da carga de trabalho. Nesse contexto, as tecnologias assumem as tarefas alheias ao core de negócios.
Através da automação de tarefas complexas, repetitivas, exaustivas e que não demandam o senso crítico humano, é possível reduzir substancialmente a carga laboral, desafogando os colaboradores e estimulando a priorização de atividades que exigem atenção, raciocínio e reflexão.
Em conjunto, a automação e a participação humana possibilitam que as organizações proporcionem excelente experiência ao cliente ao mesmo tempo que colabora com a redução dos custos operacionais e com o aumento da rentabilidade.
RPA: O pontapé inicial rumo à automação
A primeira onda de tecnologias de automação foi inspirada na Automação Robótica de Processos, tecnologia na qual os robôs imitam as tarefas humanas repetitivas.
Os processos de RPA são baseados em regras e usam dados estruturados para executar as suas ações. Ao contrário do que acontece na IA cujas ferramentas simulam o intelecto humano, na RPA consideram-se unicamente as ações humanas tendo em vista regras predeterminadas e dados estruturados.
Com a hiperautomação pode-se estabelecer afinidade e sincronia entre as operações humanas e as atividades dos recursos digitais, fato que aumenta a eficiência dos processos internos.
Em suma, esta tecnologia é considerada como um dos pilares da hiperautomação, visto que permite configurar softwares que facilitam a utilização de robôs para executar processos estruturados e repetitivos em programas digitais.
A maior parte dos processos que podem ser executados por uma RPA deve ter como base regras e não depender do senso crítico humano. Tendo em vista isso, normalmente as ações:
- Começam como resposta a situação predefinida;
- Demandam elevado volume de carga de trabalho;
- Exigem a coordenação de várias funções; e,
- Ou apresentam atividades em comum.
Qual a contribuição do ML na hiperautomação?
Conhecida em inglês como Machine Learning, a aprendizagem de máquina é uma tecnologia que utiliza algoritmos que permitem aos computadores aprender várias tarefas complexas para posteriormente, realizá-las de modo autônomo sem intervenção nem programação adicional por parte dos humanos.
Tecnologia derivada da Inteligência Artificial, o ML consiste em método de análise de dados que automatiza a criação de modelos analíticos por meio da identificação de padrões, possibilitando processo decisório com mínima intervenção humana.
Portanto, a aprendizagem de máquina consiste em outro pilar importantíssimo para a hiperautomação, já que viabiliza uma análise de dados mais rápida, eficiente e assertiva não somente em razão da possibilidade de considerar enorme quantidade de dados, mas também pela agilidade das respostas perante uma infinidade de situações críticas.
5 benefícios imperdíveis da hiperautomação para a sua empresa
Como você deve ter percebido, a automação inteligente proporciona muitos benefícios para as organizações como:
#01 Promove a flexibilidade
A hiperautomação integra múltiplas tecnologias de automação viabilizando que as organizações superem as barreiras e limitações impostas pelo uso de apenas uma ferramenta digital.
Então, podemos dizer que a adoção combinada de recursos digitais é muito mais eficiente que a seleção de apenas uma tecnologia em virtude da escalabilidade e da flexibilidade nas operações.
#02 Facilita o trabalho das equipes
Anteriormente falamos sobre a relevância da automação para a redução da carga laboral dos trabalhadores e agora, voltamos nessa questão posicionando-a como grande benefício.
Ao contar com tecnologias de ponta é possível definir uma ordem de prioridade enquanto à realização das atividades acelera o seu desenvolvimento.
#03 Otimiza a produtividade
A automatização de uma boa parte das tarefas cotidianas aumenta a produtividade dos colaboradores deixando-os livres para executar atividades que realmente fazem parte da sua função.
Além disso, a inclusão das novas tecnologias nas estratégias empresariais minimiza a utilização de recursos. Isso habilita as pessoas a fazerem mais com menos maximizando deste modo, a sua eficiência e os seus resultados.
#04 Estimula a integração
Com a automação inteligente, as organizações conseguem integrar as suas tecnologias facilitando o acesso aos dados assim como a sua interpretação e a geração de insights valiosos.
Por exemplo, numa estratégia de hiperautomação é possível conectar softwares ERP, canais de comunicação e outros programas relevantes para uma organização.
#05 Melhora o Retorno sobre o Investimento (ROI)
Ao alavancar a produtividade das equipes e otimizar o uso das tecnologias, as empresas podem reduzir os seus custos operacionais o que se reflete no aumento das margens de lucro e da rentabilidade.
O que podemos concluir?
A hiperautomação pode ser entendida como a estrela da tecnologia em 2021 e tudo indica que o seu estrelato continuará pelos próximos anos em virtude das suas vantajosas contribuições ao cotidiano das empresas modernas em termos de produtividade, eficiência operacional e planejamento estratégico.
Contudo, é imprescindível adotá-la considerando como poderoso diferencial diante da concorrência.
Se você quer transformar digitalmente o seu negócio otimizando a automação de processos corporativos mediante a inclusão de tecnologias disruptivas, entre em contato hoje mesmo preenchendo o formulário online!