Conheça os principais indicadores da área de Contas a Pagar
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Conheça agora os principais indicadores da área de Contas a Pagar!
O Contas a Pagar pertence a área do departamento financeiro que gerencia todos os gastos de uma empresa, por exemplo, água, luz, condomínio, aluguel entre outros.
Esta informação é extremamente importante para os gestores corporativos, pois podem visualizar, de forma rápida e prática, as contas pagas ou que estão pendentes, identificando, o nível de endividamento da empresa e a possibilidade de adquirir novas obrigações no curto prazo.
No caso de gestão deficiente ou ausência de controle das saídas de caixa, a empresa pode ser prejudicada de modo contundente principalmente em termos de compliance financeiro e, por vezes, legal em virtude de não atender o disposto nos contratos com fornecedores.
Tendo em vista a importância de conhecer e organizar os gastos, nada melhor que separar as contas considerando o estado do pagamento. É importante classificar os pagamentos em:
- Previstos: Contas a serem pagas no futuro;
- Programados: Contas a honrar em datas que a empresa conhece e está preparada para cumprir; e,
- Realizados: Contas pagas.
É interessante considerar as despesas por origem, pois, tanto o gestor financeiro quanto a sua equipe pode trabalhar cientes dos prazos das contas considerando a sua origem e grau de relevância, seja pelo ônus do atraso ou pelo impacto que o atraso do pagamento pode causar no funcionamento do negócio.
Além de manter as contas a pagar organizadas, é imprescindível que a empresa adote outras medidas em prol da eficiência e produtividade do setor, como usar um ótimo sistema de contas a pagar e contar com profissionais especializados.
Da mesma forma, é altamente recomendável que o gestor monitore o setor empregando indicadores de desempenho específicos. Quer saber quais são os melhores?
Continue lendo o nosso post! Nele você encontrará 9 indicadores super relevantes para verificar a celeridade e qualidade do trabalho no setor e, também descobrirá, os benefícios de conhecer e aplicar estas métricas.
#01 Número médio de contas por período
Este indicador permite conhecer o volume de contas que chegam à empresa durante determinado período.
A informação é muito importante para a boa gestão financeira, pois permite trabalhar com valores próximos aos reais em termos de gastos, lucros e investimentos.
#02 Custo médio por fatura
Este indicador também nos ajuda a entender o custo das obrigações, porém de forma mais detalhada. Ao conhecê-lo, podemos estruturar ações que melhorem a qualidade do planejamento financeiro, incluindo medidas de corte de custos e negociações com fornecedores.
#03 Previsão de pagamentos
Caso não conheça detalhadamente as datas de pagamento, corre o risco de pagar juros e correções. Para evitar este tipo de situação e, ainda, afetar o caixa da empresa, o ideal é identificar quando realizar os pagamentos e organizar as contas.
#04 Prazo médio de pagamento
O principal objetivo deste indicador é evitar a inadimplência. Se o gestor financeiro conta com dados confiáveis sobre o prazo médio de pagamento das faturas recebidas, consegue negociar descontos por antecipar certas quitações e, ainda, pode realocar datas considerando suas necessidades de prazo.
#05 Prazo de aprovação do pagamento
A aprovação dos pagamentos é um processo que envolve várias áreas. É indispensável que o gestor conheça o status de cada pagamento principalmente para evitar erros, sua duplicidade, a perda de dados e desequilíbrio no orçamento.
Ao medir o tempo médio de aprovação em cada área, o gestor pode administrar as contas de modo que a empresa não caia na inadimplência.
#06 Prazo de validação das faturas
No geral, a gestão de faturas demanda uma série de validadores internos. Como os passos costumam ser manuais, podem ocorrer erros e é possível medir o tempo de espera da validação, usamos esta métrica como indicador de eficiência.
#07 Erros e prazo de espera na gestão de faturas
É importante que o administrador financeiro do “contas a pagar” conheça a quantidade e o montante das faturas suspensas ou em pausa e as canceladas por duplicação ou porque não cumprem os requisitos da empresa.
Além disso, deve ter em mente as faturas pendentes de verificação e de aprovação.
#08 Faturas recebidas, aprovadas e rejeitadas
Este indicador considera o número de contas que a empresa recebeu, aprovou e rejeitou durante certo período. Para facilitar a visualização é importante detalhar cada uma com a data, mês e tipo de fatura.
Também vale a pena especificar se a fatura apresenta ou não solicitação de compra.
#09 Custo total por fornecedor
Com este indicador, o administrador financeiro pode controlar as categorias de compras que demandam maior volume de gastos para o negócio.
Após verificar a situação, e no caso de encontrar algum excesso, o gestor pode recomendar o uso mais eficiente do recurso em questão.
Benefícios de conhecer os indicadores do setor
Veja quais são os principais pontos positivos de conhecer estes indicadores para o seu negócio:
- Registrar e organizar todas as contas tendo em visto a data de vencimento;
- Classificar as contas considerando a sua prioridade de pagamento;
- Aproveitar descontos por pagamento antecipado;
- Evitar juros e multas por pagamentos em atraso;
- Determinar a melhor data para o saque do pró-labore;
- Promover a saúde financeira da empresa; e,
- Verificar se há obrigações não atendidas.
Prestar atenção nos indicadores não é somente uma medida interessante para conhecer a realidade da área, mas também uma forma muito eficaz de garantir que a empresa tenha solvência e possa, de fato, honrar os seus compromissos com os credores e garantir bom relacionamento com este público.
Aproveite a visita ao blog para ler outro artigo relevante para este setor: “Business Intelligence na área financeira”.