Data Driven: O que é preciso para adotar uma cultura orientada por dados
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Data Driven: O que é preciso para adotar uma cultura orientada por dados
Confira agora o conteúdo: Data Driven: O que é preciso para adotar uma cultura orientada por dados!
A prosperidade e o potencial de sucesso de uma organização estão diretamente ligados à sua capacidade de lidar, processar e interpretar um enorme fluxo de dados.
Então, podemos vincular a eficiência administrativa, operacional e estratégica à adoção de cultura orientada por dados, conhecida em inglês como Data Driven.
Embora a maior parte dos gestores esteja ciente quanto a necessidade de tomar decisões baseadas em dados seguros e confiáveis, ainda existem muitas dúvidas sobre a melhor forma de obtê-los, manipulá-los e analisá-los. Este é o seu caso?
Leia o nosso conteúdo completo e descubra com a wDISCOVER muitas informações valiosas sobre o conceito e os benefícios de adotar a cultura Data Driven.
O que significa e o que é preciso para ser uma empresa Data Driven?
O rápido avanço da transformação digital e a expansão da consciência sobre a importância dos dados estão mudando a realidade das organizações.
Por certo, espera-se que até 2025 os fluxos de trabalho inteligentes e as interações máquinas-humanos sejam percebidos como padrão. Pelo menos este é um dos resultados apontados pela pesquisa da McKinsey.
Ainda de acordo com a pesquisa, no futuro, a empresa baseada em dados terá 7 características marcantes.
Veja quais são:
- Os dados orientam todas as decisões, interações e processos internos;
- Os dados são processados e distribuídos em tempo real;
- Há maior aproveitamento das bases de dados de séries temporais, de gráficos e estruturas NoSQL permitindo organizar estes ativos de forma mais flexível e entender rapidamente as relações entre os dados não estruturados e semiestruturados;
- O modelo operativo considera os dados como um produto;
- Os Chiefs Data Officers, CDOs, e as suas equipes adotam novas funções para gerar valor como identificar novas formas de usar os dados e desenvolver estratégia holística de dados empresariais;
- As empresas participam de economia de dados cujo foco é agrupar esses ativos em prol de insights mais valiosos para todos os envolvidos; e,
- O gerenciamento de dados é priorizado e automatizado no intuito de otimizar a privacidade, resiliência e segurança.
Ao conhecer a lista de características apontadas pela McKinsey, é provável que você tenha pensado: “mas a minha empresa já apresenta x característica”.
De fato, a maior parte das organizações já entendeu que, perante a alta competitividade e economia fragilizada, priorizar o bom uso dos dados é questão de sobrevivência.
Portanto, a cultura gerida por dados é primordial para que a empresa possa manter-se ativa e obter melhores posições no mercado. Mas o que significa ser Data Driven?
Basicamente, uma empresa Data Driven usa os dados como base do seu processo decisório e do seu planejamento estratégico. Mas não pense que o eixo da cultura é exclusivamente a obtenção de dados!
Esta ciência inclui o uso de diversos métodos estatísticos, científicos e de análise que fundamentam os seus procedimentos em algoritmos complexos. Contando com a combinação destas metodologias, é possível obter informações robustas e valiosas dos dados estruturados e não estruturados que circulam numa organização.
Embora pareça ser um processo simples, adotar esta visão objetiva requer mudança significativa na forma como as pessoas lidam com as informações, seja incorporando ferramentas que viabilizem a coleta, o processamento e a análise automática dos dados, seja realizando ações de conscientização entre os funcionários.
Vale a pena salientar que, o fato de exigir certo grau de esforços não significa que somente as grandes organizações possam incorporá-la.
Hoje em dia, qualquer empresa pode usufruir dos benefícios da gestão Data Driven. Basta ter em mente a importância de conhecer os “números” do negócio.
Por exemplo, a microempresa que investe em estoque tendo em vista os resultados obtidos em uma pesquisa feita com os seus clientes, é uma organização Data Driven. Isto também se aplica a fábrica de calçados que deixa de produzir certo produto por registrar baixo volume de vendas.
Quais são os seus benefícios para as organizações contemporâneas?
Agora que você conhece o conceito, chegou a hora de abordarmos os benefícios mais notáveis de ser uma empresa Data Driven:
#01 Redução dos custos
Gerir a empresa conhecendo muito bem a sua realidade é ótimo ponto de partida para obter resultados cada vez mais promissores.
Além de evitar tomar decisões equivocadas e potencialmente devastadoras, dispor de relatórios, gráficos e outros dispositivos informativos reduz a ocorrência de erros em todos os níveis. E a equação é simples: menos erros, menos custos por retrabalho e correções.
Outro aspecto relevante é que, ao identificar o grau de produtividade e desempenho do negócio, os administradores podem detectar se os recursos estão sendo bem aproveitados ou se a organização apresenta uso excessivo deles. Isso permite traçar medidas que reduzam o consumo desorganizado e imprudente dos insumos e matérias primas.
#02 Tomada de decisões muito mais assertiva
A intuição é relevante, contudo, não pode servir de alicerce no processo decisório. Independentemente da esfera corporativa, as decisões devem ser tomadas considerando os dados.
Neste sentido, vale a pena salientar a necessidade de integrar tecnologias que automatizam a coleta, o processamento e a análise dos dados, tal é o caso dos sistemas de gestão.
Ao centralizar os dados num único espaço, essas plataformas permitem aos gestores encontrar a informação que precisam sem inconvenientes. Inclusive, quando alojadas na nuvem, possibilitam acessar os dados em qualquer lugar e horário.
#03 Otimização da experiência do cliente
Quando a empresa conhece os seus clientes e entende as suas necessidades, pode gerenciar as suas ações de marketing e vendas de maneira mais eficiente e precisa.
Ao criar campanhas publicitárias de acordo com o perfil do público alvo ou aplicar descontos imbatíveis em itens relevantes para os seus clientes, as empresas conseguem melhorar a sua imagem e reputação no mercado. Consequentemente, tendem a atrair novos consumidores e fidelizar quem já investiu em algum dos seus produtos.
Isso é tudo!
Esperamos que, ao chegar até aqui, você tenha entendido a essência da cultura Data Driven.
As empresas que confiam nos dados, tendem a administrar os seus processos de forma mais eficiente e a obter resultados alinhados com os seus objetivos.
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