Descubra como tomar as melhores decisões para o seu negócio
Categorias relacionadas
Descubra como tomar as melhores decisões para o seu negócio no nosso artigo abaixo.
Para muitas pessoas, tomar decisões é um processo simples, no qual deve-se escolher uma dentre várias opções, sem muitos mistérios. No entanto, há quem não se sinta confortável na hora de bater o martelo e tente protelar a escolha buscando inúmeros pretextos.
Como pode perceber, tomar decisões é uma competência que nem sempre faz parte do perfil profissional de um gestor. Contudo, a boa notícia é que podemos lapidá-la adotando certas medidas que favoreçam o desenvolvimento de um processo mais tranquilo, consciente e assertivo.
Quer saber como desenvolver esta habilidade? Então fique de olho no nosso post!
Nos próximos parágrafos, você descobrirá um passo a passo que vai te ajudar a enriquecer ainda mais a qualidade do processo decisório.
Vamos lá?
Aceite a nossa bússola: Um guia com 6 passos para tomar as melhores decisões!
No ambiente de negócios, tomar boas decisões não somente contribui para a produtividade, como também interfere positivamente no desenvolvimento da empresa no mercado, afinal, soluções e posturas interessantes geram credibilidade.
Basicamente, a tomada de decisão fundamenta-se na existência de um problema. Isto quer dizer que, uma boa decisão é fruto da identificação e da análise do mesmo, além da detecção de possíveis alternativas que viabilizem a sua resolução.
No entanto, é preciso ter em mente que, dentre as várias opções, o gestor precisa escolher a solução com maior potencial de sucesso. Para isso, é interessante cumprir os seguintes passos:
#01 Identifique o foco
Antes de começar o processo de tomada de decisão, você deve identificar o problema que precisa ser resolvido e procurar informações que possibilitem a realização de uma análise completa a respeito da situação.
#02 Defina os critérios
Depois de detectar o problema e arrecadar informações sobre o mesmo, chega o momento de definir critérios que, de fato, são relevantes para a detectar a melhor alternativa.
#03 Reconheça o nível de prioridade
Como gestor, você já deve ter encarado diferentes tipos de situações, cada uma com suas peculiaridades e grau de relevância, certo?
Então, é importante que você reflita sobre o problema em questão e atribua o nível de prioridade comparando-o com outros assuntos presentes na sua lista de afazeres e, logicamente, de decisões.
#04 Faça uma lista com as possíveis soluções
Na maior parte das vezes, um problema pode ter várias soluções com diferentes graus de eficiência e qualidade. Para não esquecer opções e poder avaliá-las com cuidado, nada melhor do que fazer uma lista com as alternativas e analisar os prós e os contras de cada uma.
Também é interessante projetar cenários hipotéticos nos quais sejam aplicadas individualmente e analisar o seu possível impacto perante o problema.
#05 Escolha e adote a melhor solução
Agora que você já conta com uma perspectiva integral, é hora de escolher qual opção é mais efetiva para resolver a situação inicial. Logo após defini-la, é preciso informar o seu posicionamento às equipes de trabalho e ao restante das pessoas diretamente impactadas pela sua decisão.
#06 Avalie os resultados
Por último, é preciso verificar se a decisão gerou os resultados esperados. Caso contrário, você deverá recomeçar o processo e escolher uma nova solução, mais eficiente e alinhada com os seus objetivos.
E aí? Acha que está pronto para tomar decisões mais eficazes? Conte-nos como se sente deixando a sua resposta no campo de comentários.