Empresas do Brasil se destacam na cultura de dados...
Categorias relacionadas
Empresas do Brasil se destacam na cultura de dados!
Confira neste artigo como as empresas do Brasil se destacam na cultura de dados!
No dia 8 de dezembro, os nossos parceiros da Tableau Software, compartilharam no webinar um estudo realizado por eles em união ao IDC - Analyse the Future, cujo tema abordado foi: O impacto da adoção de uma cultura de dados nos negócios.
Devido ao tema ter uma grande relevância, pois o uso de dados é vital para as organizações se tornarem competitivas, vamos neste post transcrever os pontos principais do estudo.
Motivação
-> A motivação: Há aproximadamente um ano atrás a Tableau observou que muitos dos seus clientes utilizavam a plataforma da mesma, de uma forma diferente, fazendo um uso maior do que outros clientes.
Com isso decidiram entender o que essas organizações estavam fazendo de diferente dos demais através de um estudo, com o objetivo de entender o comportamento diferenciado dessas organizações em relação aos dados e de que forma esse uso estava gerando impacto positivo nos resultados.
Neste webinar, Ricardo Meira - executivo de contas da Tableau, destacou sobre o que é cultura de dados: "Quando se fala em cultura de dados, o que nós queremos dizer é ir além de apenas usar uma ferramenta. É um conjunto de crenças e comportamentos coletivos, de valores e atitudes que criam um ambiente que incentiva o uso de dados para que se possam tomar melhores decisões”.
O propósito
-> O propósito: Analisar esses dois elementos: cultura de dados e resultado no negócio e identificar se há uma correlação direta entre a melhoria na cultura de dados e seus atributos e o impacto positivo nos indicadores do negócio.
Como funcionou
-> Como funcionou: Participaram deste estudo 1100 organizações ao redor do mundo, clientes da Tableau em diferentes países.
E de acordo com as respostas e com a análise posterior, as organizações foram classificadas em 4 grupos, sendo eles: 1. Capacitação em dados, 2. Adoção dos dados, 3. Dados em amadurecimento e 4. Liderança com dados.
Essa classificação corresponde a uma jornada de dados. Confira abaixo o que cada uma corresponde:
- Capacitação em dados, são organizações que estão essencialmente no começo da jornada de criação de uma cultura de dados;
- Adoção dos dados, são organizações que possuem departamentos ou linhas de negócio com uma cultura mais avançada do que o restante da organização;
- Dados em amadurecimento, são empresas que são melhores em adotar novas tecnologias, em implementar metodologias e utilizam dados na maioria dos departamentos ou unidades do negócio; e,
- Liderança com dados, são as organizações que possuem uma forte cultura de dados corporativa, usam dados em todos os níveis da empresa, desde o alto executivo até a linha de frente, qualquer que seja a decisão ela é sempre baseada em dados.
Resultado
-> Resultado: Os grupos tem uma representatividade quase igual em todas as categorias mas o destaque é para a classificação 4 com 25.2% das organizações, ou seja a nível global todos os grupos apresentaram resultados semelhantes.
Contudo foram encontradas diferenças regionais significativas, por exemplo as organizações da América latina foram classificadas no grupo 4 com 42.5%, sendo portanto líder de todos os grupos.
Posteriormente ficaram classificadas em segundo, terceiro e quarto lugar: América do Norte 28.3%, Ásia-Pacífico 23,7 % e Europa Ocidental 12%.
Com esse resultado, percebe-se que as organizações da América Latina já entenderam a importância de utilizar os dados, e que isso pode mudar as regras do jogo e por isso aceleraram o processo.
Ou outro fator apontado pela IDC é que, a América Latina tem uma tendência cultural de ser mais otimista do que as demais regiões.
Também é possível analisar o resultado por país, por exemplo o Brasil é o primeiro colocado com 48% das organizações classificadas no grupo 4 - Liderança com dados, portanto as empresas do Brasil se destacaram na cultura de dados!
Já em segundo lugar está a Índia com 47% e em terceiro México com 37 %.
De modo geral, esse resultado mostra diferentes momentos na curva dessa jornada de orientação a dados em cada região e em cada país.
E com isso, os dados mostram a relação direta e positiva entre cultura de dados e desempenho das métricas corporativas, ou seja, o investimento em uma cultura de dados resulta na melhoria da performance da organização.
No webinar ainda são apresentados outras métricas bem interessantes e para assistir ele novamente, é só acessar clicar aqui.
E por fim, para testar a ferramenta da Tableau, pelo período de 14 dias, clique aqui.