História do Halloween + curiosidades
31/10/2022

História do Halloween + curiosidades

wDISCOVER

31/10/2022

wDISCOVER

História do Halloween + curiosidades

Confira agora A história do Halloween + Curiosidades!

Hoje, dia 31 de outubro, é comemorado o Halloween!  

Uma tradicional festa norte-americana que com o tempo passou a ter muitos adeptos em outros lugares como aqui no Brasil, sendo que aqui essa festa começou a se popularizar nas últimas décadas e é conhecido como Dia das Bruxas. 

Inclusive você já deve ter ouvido falar ou até mesmo ter participado de festas para comemorar essa data, mas e sobre a história dessa comemoração, você já conhece? 

Descubra nesse artigo a história e algumas curiosidades sobre o Halloween.   

A origem do Halloween

Alguns estudos realizados apontam que o Halloween surgiu, provavelmente, de um festival praticado pelos celtas conhecido como Samhain ou Samaim. Os Celtas tinham como habitat as Ilhas Britânicas e praticavam a religião pagã muito antes do cristianismo chegar na região.

O Samhain era um dos principais festivais comemorado por eles, e acontecia por 3 dias seguidos tendo início no dia 31 de outubro, onde além de se comemorar o fim do verão para eles, era comemorado o ano novo celta, que se iniciava no dia 1º de novembro. 

Para os celtas o Samhain era motivo de comemoração pois eles celebravam a colheita realizada que os sustentariam durante todo o inverno, além de ser um momento muito importante para eles porque acreditavam que durante esse festival os limites que existiam entre o mundo real e o mundo sobrenatural deixavam de existir. 

Eles então enfeitavam suas vilas com lanternas e fogueiras, com o intuito de iluminar o caminho para que os mortos encontrassem seu destino final. As luzes também tinham a função de afastar os espíritos malignos que poderiam fazer mal a alguém. 

Por isso as pessoas andavam nas ruas usando máscaras e disfarces, para evitarem de serem reconhecidas por esses espíritos. Outra forma de afastar os espíritos malignos era esculpindo rostos macabros em nabos. 

Mas como surgiu realmente o Halloween? 

Pode-se dizer que o Halloween é considerado uma festa que surgiu de traços da cultura pagã, porém com influência também do cristianismo que foi enraizado nas Ilhas Britânicas ao longo da Idade Média. 

Os cristãos passaram então a considerar que a festa dos mortos celtas não era para mortos comuns, mas sim, para santos da igreja. Sendo decidido após isso que o dia 1º de novembro seria dedicado para celebrar o Dia de Todos os Santos. 

Porém essa era uma decisão exclusiva da diocese de Roma e apenas algumas décadas depois a regra foi estendida a todo o cristianismo, sendo assim então comemorado no dia 1º de novembro o All Saints’ Day, conhecido como Dia de Todos os Santos. 

Dessa forma foi consolidado nas Ilhas Britânicas então o Allhallowtide, e a comemoração era feita no período de 3 dias, de 31 de outubro a 2 de novembro. 

Assim no dia 31 de outubro é comemorado o All Hallow’s Eve (Halloween e Véspera do Dia de Todos os Santos), dia 1º de novembro comemoramos o All Saints’ Day (Dia de Todos os Santos) e por fim no dia 2 de novembro é comemorado o All Souls’ Day (Dia do Finados). 

Sua chegada nos EUA

O Halloween só se tornou uma festa internacionalmente conhecida, pois se popularizou nos Estados Unidos, sendo que a festa chegou ao EUA em meados do século XIX, quando aconteceu uma grande migração de irlandeses para lá. 

Tornando assim o Halloween uma das festas mais importantes para os americanos, mobilizando milhões de pessoas e se espalhando pelo mundo todo. 

Nas festas as crianças se fantasiam e batem de porta em porta perguntando “Doces ou Travessuras”, ou em inglês, “trick or treat”.  

As casas e ruas também são decoradas com temas sombrios e uma marca registrada das festas são as abóboras com rostos assustadores e velas dentro. 

O Halloween no Brasil 

O Halloween ou Dia das Bruxas, foi introduzido no país em meados do século XX e acabou se popularizando nos últimos anos por conta da internet.  

Por mais que no Brasil a tradição do Halloween não seja tão forte ainda, são realizadas festas principalmente para adultos se fantasiarem e nas escolas para festejarem a data com as crianças. 

Curiosidades sobre o Halloween  

Confira nos itens a seguir algumas curiosidades sobre o Halloween. 

#01 Abóboras, qual seu significado no Halloween 

Como dito anteriormente os celtas tinha o costume de esculpir rostos macabros em nabos para espantar os maus espíritos, e as abóboras começaram a ser utilizadas pelos americanos como uma adaptação da prática utilizada pelos celtas. 

Além disso, ainda existe uma lenda que conta que um irlandês chamado Jack Miserable em uma noite do dia 31 de outubro bebeu excessivamente e um diabo veio buscar sua alma, porém Jack convidou o diabo para beber com ele, e após a bebedeira ele convenceu o diabo a se transformar em moeda para pagar a conta o colocando próximo da cruz de prata o impedindo de voltar para sua forma normal. 

Contudo quando morreu Jack não foi aceito no céu por ter feito um pacto com o diabo e também não foi aceito no inferno por ter enganado o diabo.  

Desde então Jack vaga pela terra na escuridão com seu nabo e seu carvão para iluminar seu caminho ficando conhecido então como “Jack of the Lantern”. 

#02 Doces ou Travessuras?

Essa prática também vem do Samhain, onde os celtas em alusão ao Dia dos Mortos faziam o “Bolo das almas”, as crianças então passavam de porta em porta fantasiadas para pedir o bolo, em troca a criança rezava pela alma de um parente de quem lhe ofertou esse bolo. 

E dessa prática surgiu nos Estados Unidos o “Doces ou Travessuras” ou então em inglês “trick or treat?” em que nela as crianças fantasiadas passavam de casa em casa pedindo doces e caso não recebessem realizavam alguma travessura. 

#03 Cores do Halloween

As cores, laranja, preto e roxo, não foram escolhidas por acaso, cada uma delas tem um significado que faça sentido para a cultura celta. 

O laranja é a cor do fogo e do outono, pois o tom é uma referência à colheita no hemisfério norte pois o festival do Samhaim era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas.  

O preto foi escolhido porque nessa época os dias são mais escuros e predominava a noite, às adversidades e ao mal. Já o roxo revelava a ligação com a passagem entre a vida e a morte. 

#04 Os símbolos do Halloween

Quando pensamos em Halloween logo vem a nossa mente os símbolos característicos das festas, vamos conferir o significado de alguns deles abaixo: 

- Morcego: simboliza a Clarividência, tendo o poder de captar a energia do ambiente e das pessoas, sendo assim possui a capacidade de enxergar além das formas e aparências; 

- Aranha: simboliza o destino, o meio da teia significa o suporte para seguir em frente; 

- Vela: está presente no Halloween desde a sua origem e representa a iluminação do caminho daqueles que já viveram; e, 

- Fantasmas: estão relacionados com o mundo além da vida, onde os mortos habitam. 

#05 O porquê do Gato Preto 

Os gatos pretos ganharam má fama em antigas lendas de várias civilizações, pois essas afirmavam que as bruxas se transformavam em gatos, e ainda tinha quem acreditava que os gatos eram espíritos dos mortos. 

Porém hoje em dia o gato preto é símbolo da capacidade de meditação, recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. 

#06 O que significa Halloween? 

Halloween é uma abreviação de “All Hallows’ Eve“, que significa “Noite de todos os santos” veio da junção de hallow, que significa “santo” e eve, que significa “véspera”, justamente por acontecer um dia antes a celebração do Dia de todos os santos. 

Gostou da história do Halloween e das suas curiosidades? Ainda temos bem uma decisão para finalizar, você que vem dessa festa a partir de algumas características de pessoas interessantes para o país a fazer um resgate de elementos interessantes para o Brasil. Pensando nisso, foi aprovada, em 2003, a Lei nº 2.762, que determina o dia 31 de outubro como o Dia do Saci. A ideia é exaltar e celebrar o folclore brasileiro!