KPIs na inteligência de negócio: por que devo usá-los?
12/09/2022

KPIs na inteligência de negócio: por que devo usá-los?

wDISCOVER

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KPIs na inteligência de negócio: por que devo usá-los?

Confira agora os KPIs na inteligência de negócio: por que devo usá-los?

Business Intelligence - expressão abrangente que, em termos gerais, consiste no uso adequado dos dados empresariais obtidos em diversas fontes (tanto internas quanto externas) no intuito de transformá-los em informações relevantes, logo, em insights valiosos.  

Mas, como podemos identificar se as considerações obtidas a partir desse processo são verdadeiramente relevantes? 

A resposta deixamos por conta dos KPIs na inteligência de negócio! 

Conhecidos, em português,  como indicadores de desempenho, os Key Performance Indicators ou KPIs são essenciais para controlar a eficiência e a eficácia dos procedimentos, atividades, estratégias  e outras ações ligadas ao Business Intelligence ou BI. 

Em virtude da sua importância, decidimos produzir um post completo sobre o assunto. 

A seguir, você vai descobrir o impacto do uso dos indicadores e algumas opções interessantes para otimizar a sua tomada de decisão. 

Boa leitura! 

Importância dos KPIs na inteligência de negócio 

Você sabe que a sua empresa está no caminho certo e aplicando o BI da forma correta quando os seus gestores conseguem ter visão abrangente dos dados e podem usá-los para melhorar a qualidade das suas ações.  

No meio corporativo, um dos grandes desafios encarados pelos profissionais que atuam nas esferas estratégica e tática, consiste em identificar se as suas decisões realmente são valiosas e agregam valor ao negócio. 

Por certo, o desafio aumenta quando lidamos com uma enorme quantidade de dados.  

A evolução das técnicas e ferramentas de inteligência de negócios tem sido crucial para aproveitá-los ao máximo coletando, processando e analisando esses ativos gerados em diversas fontes para, posteriormente, transformá-los em diferenciais competitivos. 

Graças a evolução da tecnologia, as ferramentas de Business Intelligence são cada vez mais úteis e voltadas à simplificação do acesso à informação, integrando painéis de controle e formatos de visualização de dados completos, fáceis de entender e interpretar.  

Desta forma, os recursos podem ser usados por profissionais de todas as áreas sem demandar amplo conhecimento no campo de TI. 

Além de ser fruto do avanço desses componentes de BI, a otimização dos processos internos e dos resultados, assim como o alcance dos propósitos empresariais estão diretamente ligados ao uso de indicadores de desempenho apropriados à realidade e às projeções da empresa. 

Inclusive, a sua adoção é cada vez mais importante tendo em vista o crescimento exponencial do fluxo de dados tanto interno quanto de stakeholders e de mercado. 

Mas, preste atenção: não estamos dizendo que você precisa montar um dashboard lotado de KPIs e considerar todos eles na hora de analisar um determinado cenário e tomar as suas decisões. 

Este seria um grande erro, pois escolhas abrangentes e diversas poderiam gerar ainda mais dúvidas e contradições

A escolha dos indicadores deve estar alinhada aos setores da empresa considerando os seus procedimentos, as suas características e particularidades.  

  • Ao selecionar este tipo de métrica com atenção, a sua empresa pode obter excelentes benefícios como: 
  • Identificar estratégias equivocadas e substituí-las por outras mais eficientes; 
  • conhecer os pontos fortes e fracos de um setor;  
  • descobrir se está alcançando os objetivos desejados; 
  • reduzir custos, resultado decorrente da reestruturação das ações, procedimentos e estratégias internas; 
  • obter maior rentabilidade; e, 
  • evoluir no mercado gerando novas vantagens competitivas. 

Dicas para definir KPIs para BI 

Muito bem! 

Agora que você já entendeu a importância dos indicadores de desempenho para conhecer a realidade empresarial e estruturar ações futuras perante um cenário gerido pela inteligência de negócio, está pronto para escolher as melhores opções de KPIs: 

#01 Determine os principais objetivos 

Como mencionamos antes, abordar um conjunto muito amplo de indicadores tende a confundir ainda mais a mente dos gestores.  Neste sentido, é importante lembrar que quantidade não denota qualidade! 

Antes de escolher os KPIs, é essencial considerar os objetivos mais relevantes de cada setor, processo ou estratégia.  Deste modo, teremos um norte na hora de selecionar indicadores que realmente reflitam a eficiência de cada ação. 

#02 Selecione uma quantidade prudente de KPIs 

É perceptível que esta dica caminha de mãos dadas com a anterior, pois a estruturação de um conjunto ideal de indicadores deve levar em consideração os propósitos corporativos. 

Quando adotamos grande quantidade de KPIs, não somente perdemos o foco, como também aumentamos as chances de tomar decisões erradas, excessivamente abrangentes e desnecessárias. 

Devemos ressaltar que a ideia não é deixar de lado as informações disponíveis na empresa, mas traduzir o conteúdo que realmente interessa em dados que facilitem a tomada de decisões e inspirem medidas relevantes. 

As novas ferramentas de BI têm favorecido a obtenção de insights robustos e super valiosos, no entanto, a forma como usamos a informação depende sobretudo da capacidade analítica e interpretativa do conjunto de KPIs  escolhido pelos gestores. 

Mas afinal, é possível definir um padrão em termos de número ideal de KPIs? 

Estima-se que a empresa que baseia os seus processos na inteligência de negócio deva trabalhar com um limite máximo de 10 indicadores plenamente alinhados aos seus objetivos.  

Depois de escolhê-los, é essencial verificar se eles, de fato, oferecem dados relevantes acerca dos pontos críticos que a empresa quer conhecer. Caso contrário, é interessante avaliar a possibilidade de estruturar um novo grupo, mais preciso e assertivo. 

#03 Desenvolva um modelo de dados 

O sucesso do uso e da interpretação dos indicadores de desempenho depende dos dados registrados para o seu cálculo. 

Por isso, é tão importante analisar cada um dos aspectos críticos mencionados na recomendação anterior comprovando quais dados são usados para melhorar a qualidade do processo decisório e quais dados ainda não abordados podem fazer a diferença na definição de novas estratégias e processos. 

#04 Promover dados de cultura impulsionado 

O desenvolvimento de uma cultura organizacional analítica baseada no monitoramento de dados é a forma mais certeira de garantir o cumprimento dos objetivos e das metas empresariais. 

Uma empresa Data Driven promove um nível mais elevado de assertividade em termos decisórios, pois estimula a adoção de indicadores que identifiquem o grau de desempenho dos colaboradores, de rendimento dos processos e da qualidade dos resultados. 

Assim sendo, a integração da cultura orientada por dados favorece a inteligência de negócio e assegura mais argumentos e insumos para justificar suas estratégias e procedimentos. 

Quanta informação relevante sobre o impacto dos KPIs na inteligência de negócio!

Esperamos que este post tenha esclarecido muitos pontos sobre este assunto e que agora, você se sinta seguro para adotar KPIs interessantes e otimizar a qualidade das suas medidas ligadas ao BI. 

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