Mês de Conscientização #MarçoAzulMarinho #MarçoLilas
07/03/2023

Mês de Conscientização #MarçoAzulMarinho #MarçoLilas

wDISCOVER

07/03/2023

wDISCOVER

Mês de Conscientização #MarçoAzulMarinho #MarçoLilas

Mês de Conscientização: #MarçoAzulMarinho #MarçoLilas

 

Confira agora o conteúdo: Mês de Conscientização: #MarçoAzulMarinho #MarçoLilas 

No mês de março as cores utilizadas são o azul marinho e o lilás e elas representam as campanhas de conscientização para o combate de algumas doenças. 

A escolha da cor azul marinho foi feita para conscientização do câncer colorretal e a importância da sua prevenção. 

#CâncerColorretal 

O Câncer Colorretal é um tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou no reto, região final do trato digestivo. É o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil entre homens e mulheres. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - Inca, são diagnosticados no Brasil cerca de 41 mil casos por ano da doença. 

Já segundo o World Cancer Research Fund, em 2018 houve 1,8 milhões de novos casos confirmados, e a respeito dos riscos: em homens eles são de 1 em 22 (4,49%), já em mulheres os riscos são de 1 em 24 (4,14%).  

Já a escolha da cor lilás foi feita para a campanha preventiva do colo de útero. 

#CâncerColodeÚtero 

Nesse mês também alertamos as mulheres sobre os perigos do câncer de colo de útero, conhecido como câncer cervical, sendo causado pela infecção persistente do vírus HPV. 

Em alguns casos a doença não manifesta nenhum sintoma na fase inicial, por isso é tão importante prevenir a condição. 

O diagnóstico precoce é um dos objetivos da campanha do #MarçoLilás, realizando periodicamente o exame Papanicolau (exame citopatológico), é possível reduzir os números de mortes. 

Já a vacina contra o HPV, entretanto, não atua para o tratamento da doença, mas sim como forma preventiva, ou seja, ela evita que pessoas que não tiveram contato com o vírus sejam infectadas. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 55% das meninas de 9 a 14 anos se vacinaram contra o HPV no ano de 2020. É importante incentivar a vacinação nessa faixa etária, pois assim é possível reduzir significativamente os casos. 

De acordo com o Ministério da Saúde no Brasil são estimados cerca de 17.010 novos casos, o que representa 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.  

E para conferir os próximos meses e as suas respectivas campanhas clique aqui