Os 3 principais benefícios comerciais da análise de dados em tempo real
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O Gartner, empresa global de pesquisa e consultoria, define análises em tempo real como uma disciplina que aplica lógica e matemática aos dados para fornecer insights para tomar decisões melhores rapidamente. Para alguns casos de uso, tempo real significa que a análise é concluída em alguns segundos ou minutos após a chegada de novos dados.
Simplificando, a análise em tempo real significa que você pode processar e consultar imediatamente novos dados à medida que são criados para informar as escolhas no momento e orientar sua tomada de decisão de negócios.
Os setores típicos que contam com análise de dados em tempo real incluem tecnologia da informação, serviços financeiros, transporte, saúde e publicidade. Nesses cenários, os dados devem ser entendidos imediatamente para orientar as decisões e, em alguns casos, até mesmo entregar produtos ou serviços aos clientes.
Apesar de nosso mundo sempre ligado e da onipresença de smartphones e outros dispositivos móveis que funcionam em tempo real, muitas empresas ainda operam com dados históricos que são analisados em lotes, o que significa que não podem obter insights instantâneos.
Isso pode ter um impacto significativo em sua capacidade de competir, entender as tendências dos clientes e lidar com as mudanças do mercado em tempo hábil.
Mas de fato, quais são os benefícios comerciais dos dados em tempo real para aplicativos analíticos e outros usos? Aqui estão três dos principais.
1. Tome decisões na velocidade de seus negócios
O Gartner sugere que, em 2022, mais da metade dos principais novos sistemas de negócios devem incorporar a análise de dados em tempo real para melhorar suas decisões.
As melhores decisões precisam ser mais rápidas à medida que o ritmo dos negócios aumenta. Quando até mesmo empresas modestas estão negociando globalmente online, não é bom esperar por um processo noturno de gerenciamento de dados para reconciliar as informações a fim de entregar relatórios padronizados.
As equipes de negócios que trabalham remotamente ou internacionalmente precisam das melhores informações continuamente, mais frequentemente fornecidas em um painel com insights imediatos.
Portanto, o primeiro - e para muitos o principal - benefício dos dados em tempo real na empresa é simplesmente ser capaz de oferecer suporte a decisões quando e onde elas precisarem ser tomadas.
2. Aumente a agilidade e a otimização dos negócios
É fácil cair na armadilha de pensar que uma tomada de decisão mais rápida significa um negócio mais ágil. Mas, na verdade, a agilidade de negócios não envolve apenas decisões, também abrange seus objetivos de negócios estratégicos e táticos.
Uma abordagem à agilidade de negócios que tem se mostrado muito bem-sucedida em vários setores da indústria é a criação de equipes pequenas, bem informadas e bem focadas.
Por exemplo, os varejistas podem usar esses grupos para focar em produtos ou outras categorias de mercadorias específicas, capacitando-os a tomar decisões rápidas e diretamente que anteriormente poderiam ter envolvido uma considerável revisão gerencial.
Ao dar a esses grupos uma meta para agir rapidamente tão perto de suas operações, você permite respostas mais rápidas e mais inteligentes a um ambiente de negócios em constante mudança.
No entanto, essa abordagem só pode ser eficaz se um time tiver os dados necessários, que devem ser mantidos continuamente atualizados para corresponder à urgência. Esse é um ótimo caso de uso para dados em tempo real.
3. Detecte e resolva problemas operacionais rapidamente
O uso de equipes de trabalho começou na indústria de tecnologia, mas provaram ser populares em setores de varejo, telecomunicações e até mesmo, recentemente, saúde. Todas as empresas enfrentam mercados em rápida mudança e pressões de custo, sempre de olho em suas margens de lucro.
Além disso, o uso de dados de sensores IoT ou feeds de vídeo para monitorar as linhas de produção quanto a paradas e acúmulos e executar aplicativos de manutenção preditiva é popular há vários anos. É um exemplo clássico de melhoria operacional em tempo real em ação e se mostrou muito eficaz na redução do tempo de inatividade nas fábricas.
Abordagens semelhantes podem ser aplicadas em cenários bastante diferentes. Por exemplo, relatórios em tempo real das condições de tráfego e previsões do tempo podem ajudar as empresas de logística a encaminhar os caminhões de entrega de forma mais eficaz.
Se esses caminhões forem refrigerados, os sensores de temperatura a bordo também podem monitorar problemas que requerem atenção imediata ou redirecionamento e enviar alertas em tempo real.
Na prática, as empresas também usam análises em tempo real para monitorar o saldo de pedidos recebidos e a disponibilidade de produtos ou peças para que possam se mover rapidamente para aumentar os suprimentos que estão se esgotando e para detectar a necessidade de mão de obra contratada de curto prazo se a produção, embalagem ou envio for ficando para trás do alvo.
Você também precisa considerar cuidadosamente sua estratégia de arquivamento de dados se as decisões baseadas nos dados precisarem ser auditadas ou revisadas para governança e conformidade.
É preciso planejar operacionalmente, taticamente e estrategicamente para problemas como interrupções do sistema, dados atrasados ou outros problemas de processamento em tempo real.
Com tecnologias eficazes agora disponíveis para todas as empresas, a análise de dados em tempo real está rapidamente se tornando popular e ampliando o leque de possibilidades para todos os negócios.
Identifique e realize mudanças de mercado de curto prazo
Algumas indústrias são claramente sensíveis às rápidas flutuações do mercado - a negociação de ações é um exemplo óbvio. Naturalmente, os dados em tempo real são essenciais para a sobrevivência dos negócios nesses casos.
Outros setores, como companhias aéreas e cadeias de hotéis, gerenciam preços e disponibilidade com base em eventos atuais, clima, preços do petróleo e outros fatores que podem mudar rapidamente.
Hoje, com grande parte da experiência de varejo ocorrendo on-line, os varejistas também precisam responder rapidamente às mudanças na demanda, nos custos e nas tendências dos clientes.
Os dados em tempo real são inestimáveis para todos esses cenários. É possível ir mais devagar se seus estoques e margens permitirem que você respire fundo e supere algumas interrupções. No entanto, poucas empresas têm tanto luxo hoje em dia.
Em vez disso, temos que nos tornar muito mais inteligentes sobre o uso de dados para permitir um monitoramento mais rápido e eficiente de nossos mercados.
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