
Os 5 principais desafios de Business Intelligence e como lidar com eles
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À medida que empresas de todos os tamanhos correm para entender o volume crescente de dados que estão coletando, elas enfrentam uma variedade de desafios de inteligência de negócios que complicam os esforços para tornar os processos de Business Intelligence (BI) produtivos, eficazes e úteis.
Os desafios são moldados por vários fatores, incluindo diversas infraestruturas de dados, problemas de gerenciamento de informações, novos tipos de recursos de BI e níveis variados de uso de dados pela organização.
Por um lado, as equipes de BI devem garantir que a governança de dados esteja adequada e os protocolos de segurança sejam implementados, por outro, eles precisam demonstrar como o Business Intelligence pode beneficiar os colaboradores, os tomadores de decisão e a empresa.
O BI tradicional normalmente envolve dados e aplicativos com curadoria dirigidos pela TI
A abordagem tradicional fornece informações aos usuários de negócios por meio de painéis, relatórios e portais, com fluxos de trabalho bem definidos.
Em contraste, as iniciativas modernas de Business Intelligence são frequentemente conduzidas por unidades de negócios que usam Self-service BI, preparação de dados e ferramentas de visualização de dados para buscar insights estratégicos para as empresas.
Em muitos casos, os desafios começam com a obtenção de financiamento para um programa de inteligência de negócios, além do desenvolvimento de uma estratégia de BI sólida que atenda aos requisitos da empresa e que possa entregar o retorno do investimento prometido.
À medida que tratam de todos os desafios existentes, a equipe responsável pela área de BI precisa encontrar o equilíbrio certo entre agilidade existente na solução de Self-service BI e boa governança. O tempo de percepção mais rápido pode fornecer uma vantagem competitiva, mas isso também precisa ser balanceado em relação às preocupações com segurança e privacidade de dados.
5 principais desafios de Business Intelligence e como lidar com eles
Aqui está uma visão mais detalhada dos principais desafios de Business Intelligence para empresas, além de conselhos sobre como evitá-los e superá-los.
1. Integração de dados de diferentes sistemas de origem
O crescimento das fontes de dados significa que muitas organizações precisam reunir dados para análise de uma variedade de bancos de dados, sistemas de big data e aplicações na área de negócios, tanto no ambiente on premise quanto cloud.
Embora as ferramentas de BI tenham a capacidade de mesclar dados de diferentes fontes, isso ainda requer uma combinação de habilidades técnicas e compreensão de dados, limitando a escalabilidade e aumentando o tempo necessário para analisar os dados.
Para ajudar a acelerar esse cenário, recomenda-se a criação de um catálogo de dados que contenha dados sobre as fontes de informações e origem dos usuários.
2. Problemas de qualidade de dados
Como requisito obrigatório, as soluções de BI devem gerar respostas precisas a partir dos dados nos quais são utilizados pela empresa. Na prática, os usuários precisam ter acesso a dados de alta qualidade através de uma solução de Business Intelligence.
Na pressa de agregar dados para análise, muitas empresas negligenciam a qualidade dos dados ou pensam que podem apenas corrigir os erros depois que os dados são coletados. A qualidade dos dados é um dos aspectos mais cruciais do BI, que costuma ser esquecido.
A causa raiz pode ser a falta de compreensão sobre a importância do gerenciamento adequado de dados entre os usuários.
Quando as organizações implementam ferramentas de BI, elas precisam criar um processo de coleta de informações que envolve todos os participantes. O objetivo é garantir que os dados sejam precisos, junto da criação de uma estratégia de gerenciamento que forneça uma base sólida para rastrear todo o ciclo de vida dos dados.
3. Criação de uma cultura baseada em dados
Um dos desafios contínuos é criar uma cultura baseada em dados, não apenas no nível executivo, mas na linha de frente, onde a empresa realmente interage com o mundo ao seu redor.
Construir esse tipo de cultura corporativa requer que as organizações tenham sucesso em duas frentes: fornecer aos usuários as ferramentas certas, capacitá-los para aprender e entender sua aplicabilidade, e a partir disso direcionar as ações necessárias.
A empresa precisa recrutar líderes de negócios de todas as partes de uma organização, para ajudar a impulsionar uma mudança cultural que priorize o uso da análise de dados para as tomadas de decisões.
4. Má visualização de dados e práticas de design para a visualização de dados
As visualizações de dados podem não ser desenvolvidas de forma ideal, tornando difícil decifrar as informações que estão tentando ilustrar. Da mesma forma, um painel ou relatório de BI só tem valor se for fácil de navegar e entender os dados que estão sendo apresentados. Mas as organizações geralmente se concentram em obter dados de BI e o processo analítico correto, sem pensar em design e UX.
É recomendado envolver um designer de UX para desenvolver uma aparência inteligível para painéis e relatórios com uma interface visual que não seja confusa. As equipes de Business Intelligence também devem promover boas práticas de design de visualização de dados, especialmente em soluções de Self-service BI.
Essas etapas são especialmente importantes para soluções de BI móvel em smartphones e tablets com telas pequenas.
5. Baixa adoção de ferramentas de BI
Os usuários finais geralmente seguem o caminho de menor resistência e procuram continuar usando ferramentas familiares a eles, como planilhas eletrônicas. Em vez de usar as ferramentas de BI para analisar dados e assim obter insights, eles exportam informações e, em seguida, realizam suas análises em outro lugar.
Isso resulta em padrões de uso inesperados que não são as ideais, resultando em baixas taxas de adoção dessas ferramentas.
Monitore continuamente a atividade do usuário e seus registros de solicitações para identificar possíveis problemas de adoção e questões com ferramentas de BI. As equipes de Business Intelligence também devem ter como meta fornecer melhorias contínuas de funcionalidade com o objetivo de impulsionar a adoção do usuário.
Previsão de Superar os desafios de Business Intelligence requer um trabalho contínuo de melhoriamercado
Os gestores também devem criar um processo para manter e atualizar métricas, modelos de dados e painéis. Isso inclui examinar rotineiramente o que está em uso, além de remover itens que não são mais necessários.
Se a empresa não mantiver um processo de melhoria contínua, ela poderá estar gastando, no futuro próximo, tempo, mão de obra e investimentos que poderiam estar sendo aplicados em áreas de maior prioridade para o seu negócio.
Outro conselho geral para gerenciar desafios com sucesso, inclui garantir que sua arquitetura de BI possa escalar e acomodar novas ferramentas conforme necessário e que diferentes usuários tenham as ferramentas certas para seus níveis de habilidade.
Como você sabe, a necessidade de usar a inteligência de dados na empresa é real e, se ela surge em seu negócio, você deve fazer tudo ao seu alcance para desenvolvê-la. Atualmente, você encontrará ótimas ferramentas para lidar com os desafios descritos no artigo, podendo usá-las em benefício de sua organização. As soluções têm a ver com eficácia e simplicidade - e é isso que o BI oferece em abundância.
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