Quadrante Mágico Gartner 2022 | Plataformas de Analytics e Business Intelligence
Categorias relacionadas
Quadrante Mágico Gartner 2022!
A Gartner, empresa global de pesquisa e consultoria, divulgou recentemente o Quadrante Mágico 2022 para as Plataformas de Business Intelligence e Analytics.
Nesse relatório foram analisadas as funcionalidades dessas plataformas e para refletir a situação do mercado atual e a diferenciação dos fornecedores, os 12 recursos verificados foram atualizados e o foco foi principalmente em recursos mais intimamente associados à análise aumentada.
Os critérios analisados foram: Segurança, Governança, Análise habilitada para nuvem, Conectividade da fonte de dados, Preparação de dados, Catálogo, Insights automatizados, Visualização de dados, Consulta de linguagem natural, Data Storytelling, Geração de linguagem natural e relatórios.
No quadrante de maior foco dos fornecedores dessas plataformas, permanecem as 3 líderes de mercado: Microsoft (Power BI), Salesforce (Tableau) e Qlik.
Já no quadrante denominado como “challengers”, permanecem somente dois fornecedores: Google e Domo, e houve uma mudança do relatório de 2021 para 2022, em que o fornecedor Microstrategy retornou para o quadrante em que estava anteriormente, chamado “niche players”.
Sobre esse quadrante “niche players”, agora tem 6 fornecedores posicionados nele, sendo eles: Microstrategy, Amazon Web Services, Alibaba Cloud, Pyramid Analytics e houve a inclusão da Incorta e Zoho. A maior mudança entre o relatório anterior. foi a saída da IBM desse quadrante e a sua nova posição no quadrante chamado “visionaries”.
E nesse último quadrante, além da mudança de posições internas houve a inclusão do fornecedor Tellius.
Confira no relatório completo sobre as plataformas e as suas principais diferenciações, clicando aqui.
Confira nas imagens o Quadrante Mágico Gartner 2022 e o do ano anterior.
Gostaria de aprender mais sobre Business Intelligence e sobre como você pode ganhar agilidade e alavancar o seu negócio? Clique aqui.