SPAM qual o significado do termo?
Categorias relacionadas
SPAM qual o significado do termo
Confira agora SPAM qual o significado do termo!
Você certamente já recebeu mensagens indesejadas no seu e-mail, nas suas redes sociais, ou até mesmo no celular, pois é muito provável que tenha sido um SPAM, mas você sabe o significado desse termo?
Confira no artigo de hoje o significado bem como quais os 5 tipos de SPAM!
O que é SPAM?
A palavra SPAM é um termo muito comum utilizado na internet e não faz referência apenas a e-mails indesejados como também a comportamentos nas redes sociais a fim de propagar notícias falsas e gerar tráfegos para correntes.
SPAM é a prática em que o remetente envia conteúdo sem o consentimento do destinatário, sendo associados principalmente a e-mails, porém atualmente já é uma realidade nas redes sociais e celulares.
Esses materiais normalmente consistem em mensagens de propaganda de bens e serviços, mas também podem ser compostos por práticas de phishing, utilizada por criminosos.
O significado do termo ainda gera muitas dúvidas pois alguns dizem que é uma sigla para “Sending and Posting Advertiement in Mass” ou em tradução livre do inglês “Enviar e Postar Propaganda em Massa” ou até mesmo “Stupid Pointless Annoying Messages” que significa mensagem estúpida, sem propósito e irritante.
Há também quem diga que a expressão, surgiu de uma antiga esquete do humorista britânico Monty Python, em que os personagens cantam repetidas vezes na cantina “SPAM” uma marca de carne enlatada.
A partir dessa sátira, os percursores das salas de bate-papo antigas como a AOL — fãs desse humorista — começaram a utilizar o termo para se referir a macros, repetindo a mesma coisa várias vezes, o que acabava deixando a sala bagunçada e com coisas sem noção.
Acredita-se que o primeiro caso célebre de SPAM ocorreu em 1994 e envolveu dois advogados, em parte de um fórum de discussões e submissões de artigos, que acabaram enviando mensagens relacionadas à “loteria do Green Card” para todos os participantes.
O que acabou por comprometer a performance do fórum e a reação dos usuários irritados logo o episódio foi nomeado como SPAM em referência à esquete do Monty Python, ou seja, conteúdo que ninguém pediu, chegando várias vezes, e de forma irritante.
E realmente, ao analisar o volume do tráfego desse tipo de mensagem, os números impressionam. De acordo com o site SpamLaws, por dia, são enviados no mundo todo 250 bilhões de e-mails. Desses pelo menos 45% se encaixam na classificação de SPAM, o que equivale a mais de 112 bilhões de e-mails.
Agora que já sabemos o significado, ou o mais próximo dele, e algumas histórias com a origem, que provavelmente ainda existam mais para complementar, vamos conhecer os 5 tipos de SPAM.
Confira 5 tipos de SPAM
#01 Propaganda
É o mais comum tipo de SPAM, nele os conteúdos são anúncios publicitários não solicitados pelo destinatário e podem ser produtos lícitos ou ilícitos, eles em um geral não oferecem riscos nenhum, apenas lotam a sua caixa de e-mail causando desperdício de tempo.
#02 Fake News
Boatos e teorias conspiratórias da Internet aparecem como SPAM, o método é similar ao de disseminar notícias falsas pelas redes sociais, e-mails, whatsapp, telegram, dentre outros.
#03 Correntes
Tem o objetivo parecido com o da Fake News, as correntes dizem mensagens supersticiosas aos usuários para tecer ameaça, por exemplo: caso não compartilhe essa corrente com 10 contatos, você vai ter 5 anos de azar.
Aproveite e compartilhe esse conteúdo para que as pessoas conheçam mais sobre o assunto e não caiam nesse tipo de SPAM.
#04 Estelionato
São ataques de tipo phishing, que utilizam do SPAM para tentar obter dinheiro de uma vítima, podendo acontecer de várias formas, por exemplo: direcionar o usuário para páginas falsas de lojas e bancos com o objetivo que captar os dados pessoais e bancários para utilizarem de forma indevida.
#05 Vírus
É possível que um SPAM também venha de um malware, divulgados por meio de links que podem levar os usuários a baixar algum software prejudicial, que acabe infectando o seu computador, notebook, celular, tablet, dentre outros.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais! E para conferir mais conteúdos relacionados a tecnologia clique aqui.